Saudações amigos, cá estou trazendo mais uma resenha de uma leitura do meu queridissímo Clube do Livro, dessa vez do livro de estreia da Paula Hawkins, A Garota no Trem.

A Garota no Trem -  Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 337
Gênero: Thriller Psicológico
Classificação: 

Sinopse: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado. 

A nossa protagonista, Rachel, esta passando por um momento de caos em sua vida, desempregada, alcoólatra e ainda sofre pelo rompimento do seu casamento, e olhe que a separação aconteceu a dois anos. Para poder continuar enganando sua amiga Cathy -  que acredita que a Rachel continua empregada - ela pega o trem de Ashbury até Londres todo dia e ficava vagando nas ruas da capital da Inglaterra, bebendo e caminhando sem rumo.

Ao fazer todo esse percurso no trem, ela acaba observando a vida de um casal - chamado por ela de Jess e Jason - que ao seus olhos eram perfeitos, feitos um para o outro, um casamento de ouro, tudo que seu casamento foi um dia, se não fosse as traições do seu marido Tom e suas bebedeiras, toda essa ilusão vem abaixo quando, em uma das vezes que vai para seu emprego imaginário, vê Jess com outro homem, e dias depois ela desaparece.



Megan que antes conhecíamos como Jess, é casado com Scott - Jason - como nem tudo é como imaginamos, esse casamento passa sim por conflitos, Scott  quer muito ter seu primogênito, mas Megan tem experiencias passadas que lhe impedem de realizar os sonhos do seu marido, experiencias essas que seu marido não conhece e que para tentar esquece-las, ela começa a frequentar um psicólogo.

Anna foi a causa da separação de Rachel e Tom, o casamento estava em apuros, Rachel dificilmente estava sóbria, tinha lapsos de esquecimentos o que deixava Tom enfurecido por ter que contar tudo que aconteceu na noite anterior, as brigas estavam constantes e então Tom procurou amor em outros braços, separou-se de Rachel, e levou Anna para morar na casa que moravam, que coincidentemente era na mesma rua em que Megan e Scott.

Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares dentro da minha cabeça.

Você deve esta se perguntando, certo, mas e a história? Essas mulheres têm muitas ligações e você nem imagina o quão forte elas são.

Agora vamos voltar ao desaparecimento de Megan, o caso esta sendo noticiado em todos os jornais da cidade e em diversos sites da internet, a polícia está cuidando do caso e em busca da Megan, suspeitos começam a serem indiciados, mas nenhum é aquele que a Rachel viu aos beijos dias antes do desaparecimento, e então, ela vai a delegacia depor.

Rachel se acha muito próxima a toda aquela situação ela esta insaciada pela falta de informações, nenhum paradeiro, seu celular não foi usando desde então, e o pior começa a surgir em sua mente, na noite do seu desaparecimento ela estava embriagada na cidade e pra variar, não lembra o que fez e isso a atormenta.

Com uma história completamente as escuras, nós somos apresentados pouco a pouco e vamos encaixando esse quebra cabeças de mil peças, ao longo das páginas, as coisas parecem perder cada vez mais o sentido, ficamos confusos e sem brecha para podermos pensar em um suspeito e o que aconteceu com a Megan, ainda mais quando nós temos uma narradora nada confiável.



As incertezas, decepções e embriagues de Rachel a leva cada vez mais a um poço sem fundo, deixando o livro em muitas situações amarguroso até demais. O livro segue um ritmo de montanha russa, repleto de altos e baixos que nos deixa doidinhos dos nervos,  somos apresentados a diversas partes bastante tensas, perigosas e que dão um nó nosso cérebro.

Nos últimos momentos somos encharcados com várias informações e acontecimentos, totalmente válidos e necessários para o desfecho da história, aquele fim foi bem difícil para digerir, nas últimas páginas temos plena convicção do que aconteceu, mas outro fato ocorre e nos deixa completamente atônitos ao ler.

Os buracos em sua vida são permanentes. Você tem que crescer ao redor deles, como as raízes das árvores em torno do concreto; você se molda através dos furos.

O livro nos traz um misto de emoções, nos amedronta e aterroriza, confundi e nos deixa absolutamente viciado na leitura. Hawkins tem uma escrita bem leve, o que seria meio contraditória levando em consideração o gênero literário escrito por ela, mas ela realmente tem uma escrita muito fluída, aguçando ainda mais a nossa curiosidade.

Durante a leitura, conseguimos muito bem captar o que a Paula está querendo nos passar, ela nos mostra que não devemos confiar no exterior de uma pessoa, que todos estamos propícios a fazer algo horrível, que nem tudo que parece é, que a perfeição  - nesse mundo terreno - não existe.



Uma coisa que me irritou durante toda a leitura foi a falta de construção de personagens, não me senti preso a nenhum deles, talvez as mentes problemáticas dos personagens levassem a afastar as pessoas.

O título e a capa super condizem com a história, a diagramação está no estilo dos outros livros da Editora Record, simples e dinâmica, não encontrei nenhum erro de qualquer tipo na obra no quesito editorial, o livro superou minhas expectativas mesmo falhando na construção dos personagens, amei o livro, um thriller psicológico que recomendo para todos. Espero que tenham gostado da resenha, não deixem de comentar, hein? Beijos e até mais!


14 Comentários

  1. ÓTIMA RESENHA ,ME FEZ RELEMBRAR O QUANTO AMO ESSE LIVRO <3.

    ResponderExcluir
  2. Um livro muito interessante, com um mistério a ser revelado, me pareceu excelente.
    Gosto muito de thriller psicológicos, com certeza pra mim vai ser uma ótima leitura.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse livro é mesmo muito instigante, estou louca para ler!
    Ouvi dizer que vai ser adaptado para o cinema e eu já gostei da novidade, rsrs.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  4. Oieeee, tudo bem? Eu comecei a ler esse livro aos sábados quando eu ia pra livraria. Li um pouquinho só mas me apaixonei. INFELIZMENTE tive que abandonar a leitura mas pretendo continuá-la em breve, mesmo achando que vou ter raiva da rachel kkkk. Adorei a sua resenha, bjoss!

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela resenha, fiquei muito curiosa com a leitura, ela esta na minha TBR e estou bem ansiosa para iniciar a leitura!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Não duvido que o livro traga emoções que viciem na leitura, só essa capa já é viciante. Acho esse enredo fabuloso, pena que ainda não tive a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro, sou louca por esse gênero. No meu caso, eu fui sugada pelo livro e por diversas vezes quis meter a porrada na Rachel por não conseguir se lembrar das coisas direito. Foi uma agonia só ter de depender das lembranças dela para tentar descobrir o que aconteceu.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O livro até parece ser bem eletrizante mesmo, mas essa pegada meio aterrorizante não me agrada nada.
    Sei que não iria curtir, porque o gênero não me atrai, então passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Interessante e está na minha lista desde o lançamento!Adorei os quotes, postados e minhas amigas que leram adoraram!Leio em breve!Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ano livros com muito mistérios, estou com esse aqui para ler. Eu simplesmente amo thriller psicológicos.

    ResponderExcluir
  11. Que pena que a construção dos personagens não é tão boa! Isso é algo que prezo muito nos livros que leio, pois quando não consigo me apegar a nenhum personagem, a leitura acaba ficando beeem arrastada.
    Porém, essa é uma premissa que me chama atenção, e com todos os comentários positivos que venho lendo sobre ele, com certeza irei ler esse livro um dia. Quero muito desvendar esse mistério, ehehhe :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    necessito ler o livro esse ano sem falta e já estou mega ansiosa para o filme, adorei sua resenha e que bom que curtiu tanto, assim fico mais curiosa ainda haah

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Estou mega curiosa sobre esse livro. Quero muito ler.Mas, Assim como você, a falta de construção de personagem também me incomoda. Fiquei com o pé atrás por causa disso. Quero ler para saber!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vinicius!!

    Todo mundo que lê esse livro se apaixona loucamente! Hahahaha
    Minhas amigas me indicaram com muito louvor, mas ainda não consegui pegá-lo para ler

    Imagino que às vezes não criamos empatia com as personagens por simplesmente não gostar de como são. Já passei por isso pelo menos.

    Mas todo o suspense parece ser ótimo! Espero conseguir um tempo esse ano ainda para lê-lo! :)

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir