E aí, galerinha. Hoje a resenha é um dos muitos livros que inspirou um filme estrelado pela Emma Watson, e não, não é As Vantagens de Ser Invisível, nem Harry Potter (imagina, né), pra quem ainda não adivinhou, vou resenhar para vocês (TCHARAN): Bling Ring.

O livro foi escrito pela Nancy Jo Sales, publicado no Brasil pela editora Intrínseca e conta a história de um grupo de adolescentes americanos que, entre 2008 e 2009, invadiram as casas de várias celebridades que viviam em Los Angeles e assaltaram o equivalente a 3 milhões de joias, artigos de grife e dinheiro, entre essas celebridades estavam: Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom e Megan Fox. A autora, que é jornalista, escreveu o livro baseado nos depoimentos dos envolvidos, incluindo os pais, as próprias celebridades e os advogados.

Tanto o livro como o filme foram lançados o ano passado, e nos dois podemos perceber um clima de ironia e diversão, provavelmente, isso faz parte da narração da autora que escreve maravilhosamente bem, de uma forma objetiva e clara, não deixando espaço para o tédio e a dificuldade de entender a trama. Além de tudo, ela traz várias citações retiradas de livros recentemente lançados sobre o narcisismo na nossa sociedade, pois um dos aspectos do livro e a desenvoltura do mesmo baseiam –se, é claro, nestas perguntas: Porque estes jovens (que eram abastados, viviam em uma boa localidade e podiam fazer o que bem entendessem)fariam uma coisa dessa ? Seria a ganância pelo dinheiro? Seria a vontade de melhorarem suas vidas? Ou seria apenas a obsessão que sentiam pelas ditas celebridades, pela nossa cultura narcisista, a vontade de ter o lifestyle of the rich and famous (estilo de vida dos ricos e famosos), como cita Britney Spears em sua música, Piece Of me ?

Leiam o livro, assistam o filme, vocês não irão se arrepender, principalmente se gostam de debater sobre essa questão sempre presente na nossa vida (a mídia, ajuda ou atrapalha ?), sem contar que a trama é interessante e cativante, e, voltando a nossa questão inicial, quem não iria quere ver Emma Watson mostrando seu talento e belas características físicas atuando em mais uma superprodução ?

Apesar de tudo, o filme não foi todo o sucesso que se esperava, mas a diretora Sofia Coppola conseguiu deixa-lo bem fiel ao livro, sem toda a riqueza de detalhes, é claro, mas ainda assim vale a pena ver. No elenco, também se encontra a atriz Taissa Farmiga, mais conhecida pelo seu papel na série American Horror Story. 

Classifiquei como 4 estrelas pois não considerei um livro 100% bom, mas a Nancy, escreve incrivelmente bem, mostra bastante coisa da nossa cultura e a abrange um tema bastante polemico.